Como lidar com Spam?

1) O que é Spam?

Trata-se de qualquer mensagem não solicitada, em outras palavras, enviada sem o consentimento do destinatário. Na prática, tais mensagens costumam ser enviadas a um alto número de destinatários.

2) Como lidar com Spam?

Há diversas formas de minimizar o recebimento de Spams. As hospedagens Linux fornecem 2 formas de lidar com o Spam, das quais podem ser utilizadas ou não, em conjunto ou não. Todas descritas brevemente logo a seguir, sendo mais detalhadas em seus respectivos artigos.

3) Anti-Spam

Tem como objetivo principal barrar e-mails indesejados de forma automática, permitindo ajustes em suas configurações.

Anti-Spam MailScanner
ou
Anti-Spam SpamAssassin

4) Filtros

O filtro é indicado para casos específicos, pois age de acordo com regras definidas manualmente, como descartar mensagens que contenham determinada palavra no campo Assunto.

Filtros de e-mail do cPanel

5) Considerações Finais

Tais recursos não impedem o uso de outras soluções na infraestrutura local. Inclusive, mesmo que seja senso comum, o antivírus ajuda a não ser infectado caso receba uma mensagem com conteúdo malicioso.

Atualizado em 18/05/2022
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