Gerenciando o anti-spam SpamAssassin

1) Pré-requisitos

2) O que é Spam?

Trata-se de qualquer mensagem não solicitada, em outras palavras, enviada sem o consentimento do destinatário. Na prática, tais mensagens costumam ser enviadas a um alto número de destinatários.

3) O anti-spam SpamAssassin

Este é o passo em comum para os demais logo abaixo. Com isso, entre no cPanel. Para agilizar use o campo de busca localizado no topo digitando "spam" e vá em "Spam Filters". Caso não apareça o "Spam Filters", o anti-spam de sua hospedagem será o MailScanner, então siga este guia.

3.1) Habilitando/Desabilitando o anti-spam

O cPanel disponibiliza o popular anti-spam SpamAssassin, podendo ser habilitado ou desabilitado a qualquer momento. O efeito é imediato, ou seja, a nova configuração passará a agir apenas nas novas mensagens que chegarem.

Para habilitar, clique em "Process New Emails and Mark them as Spam:" para que o toggle fique azul. Para desabilitar, faça o mesmo, até que o toggle fique cinza.

O comportamento padrão do anti-spam é marcar as mensagem como Spam, inserindo no Assunto da mensagem o trecho "***SPAM***"

Caso queira que o anti-spam delete automaticamente as mensagens consideradas como Spam, sem notificar o destinatário, clique em "Automatically Delete New Spam (Auto-Delete):" para que o toggle fique azul.

3.2) Alterando a sensibilidade do anti-spam

Clique em "Spam Threshold Score", selecione a configuração desejada e depois clique no botão "Update Scoring Options". Quanto maior o número do score (pontuação), mais permissivo o anti-spam é, e quanto menor for, mais agressivo o anti-spam será.

O efeito é imediato, passando a agir nas novas mensagens logo após aplicar a nova configuração.

3.3) Cadastrando ou editando e-mails na whitelist (lista branca)

Clique em "Show Additional Configurations".

Clique em "Edit Spam Whitelist Settings" (lista branca).

Na imagem abaixo há dois exemplos de whitelist já cadastrados. O primeiro é um e-mail específico, o segundo possui o sinal de "*" no começo, que significa que qualquer e-mail terminado em "@dominio2.com.br" será ignorado pelo anti-spam.

Para cadastrar um novo e-mail, basta clicar em "+ Add a New "whitelist_from" Item", preencha o novo campo "whitelist_from" que surgir e depois clique no botão "Update Whitelist (whitelist_from)".

3.4) Cadastrando ou editando e-mails na blacklist (lista negra)

Clique em "Show Additional Configurations".

Clique em "Edit Spam Blacklist Settings" (lista negra).

Na imagem abaixo há dois exemplos de blacklist já cadastrados. O primeiro é um e-mail específico, o segundo possui o sinal de "*" no começo, que significa que qualquer e-mail terminado em "@dominio2.org.br" será considerado como Spam pelo anti-spam.

Para cadastrar um novo e-mail, basta clicar em "+ Add a New "blacklist_from" Item", preencha o novo campo "blacklist_from" que surgir e depois clique no botão "Update Blacklist (blacklist_from)".

Para mais, veja o artigo Como lidar com Spam?

 

Criado em 18/05/2022
  • 1 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Não consigo acessar site/e-mails. Meu IP está bloqueado?

IP Ou IP público, trata-se de um endereço numérico no formato semelhante a 186.250.242.86, que a...

Há um limite de 200 envios de e-mail por hora para cada hospedagem, como faço para mandar minha newsletter?

O limite de envio de mensagens por hora não existe somente com o objetivo de barrar envio de...

O cPanel

O que é cPanel?Mundialmente difundido, trata-se do painel de controle das hospedagens Linux, que...

Gerenciando o anti-spam MailScanner

1) Pré-requisitos - Possuir acesso ao cPanel ou a Central do Cliente. 2) O que é Spam?...

Como funciona o Backup do cPanel?

Para gerar o Backup completo da sua hospedagem (site, e-mails e Banco de Dados): Entre no...