1) Pré-requisitos
- Possuir acesso ao cPanel ou a Central do Cliente.
2) Verificando o status das mensagens de e-mails
No cPanel, na seção "Email" e em "Acompanhar entrega", pode ser acompanhado os detalhes das transações das mensagens enviadas e recebidas na respectiva hospedagem.
Para maior abrangência e precisão da pesquisa, marque as opções "Mostrar êxitos", "Mostrar adiados", "Mostrar falhas" e "Mostrar em andamento"; preencha o campo "Email do destinatário" e em seguida clique no botão "Executar relatório". Dependendo do volume de dados a ser analisado, pode demorar alguns segundos.
Na mesma tela será mostrado o relatório em formato de lista. Clicando no ícone azul "i" pode ser visualizado detalhes da transação do e-mail, conforme exemplo abaixo, do qual temos uma mensagem de e-mail que foi aceita, ou seja, recebida pela destinatária priscila@ e o garxxxxcom@ na pasta Spam, sinalizado pelo "+spam".
Ainda na última coluna podemos ver outra mensagem que foi recusada sob o pretexto "Sender verify failed", cujo o domínio do remetente não possui SPF configurado ou está com o SPF inválido. Em termos simples, o SPF é um mecanismo de segurança que pode checar se o servidor de e-mails do remetente é autorizado ou não a enviar mensagens utilizando o domínio que afirma ser. Para estes casos, o SPF deve ser corrigido pelo suporte do domínio do remetente.
Há uma infinidade de motivos para recusa de uma mensagem. Caso haja dúvidas, acione o suporte.